Câmara de Vereadores de Monte Santo Inicia Tramitação do Plano Plurianual-PPA 2018/2021

Com a galeria composta por alunos da EFASE que vieram prestigiar os trabalhos da Câmara, tem início a tramitação do PPA-2018/2021

Na noite desta quinta-feira 31 de agosto, o Presidente da Câmara Municipal de Monte Santo, Gilmar Ferreira Passos (Goré) determinou a leitura do Projeto de Lei 011/2017 que institui o Plano Purianual – PPA 2018/2021, encaminhado pelo Prefeito Edivan Fernandes de Almeida, nesta terça-feira (28/08) acompanhado de mensagem para realização da primeira Audiência Pública para debates e contribuições para a formalização do Projeto definitivo do PPA 2018/2021 para apreciação do Plenário da Câmara até o final do ano em curso.

A primeira audiência pública ficou marcada para o próximo dia 13 de setembro, no Auditório do Instituto de Educação Monte Santo, onde certamente a população, nos seus mais diversos seguimentos poderão participar, oferecendo sugestões e contribuições para a formalização de um Plano abrangente e focado na realidade do Município, longe de Projetos impostos de forma meramente técnica que dificultavam o entendimento e a participação da sociedade civil.

O Prefeito Edivan teve o cuidado de orientar a Equipe de Governo da Reconstrução, através dos seus Secretários Municipais no sentido de oferecer aos Técnicos da Afinco os pontos principais para elaboração das Metas dos Eixos que formam o Plano que, após discutido pela sociedade Civil e formalizado num Projeto definitivo será levado à apreciação do Plenário da Câmara para que seja votado e transformado na Lei que norteará a Administração Pública nos próximos 4 anos (2018/2021).

O PPA (Plano Plurianual) é o documento que traz as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública. Prevê, entre outras coisas, as grandes obras públicas a serem realizadas nos próximos anos. Ele tem vigência de quatro anos, portanto foi elaborado criteriosamente, imaginando-se aonde se quer chegar nos próximos quatro anos.

Ressaltamos que durante a Sessão desta quinta-feira a Câmara registrou a presença de 20 alunos – duas Turmas (8º e 9º ano do Ensino Fundamental) da Escola da Família do Sertão – EFASE, acompanhada da Monitora Maria Angelita Araújo Dias.

Após a Sessão Ordinária da Câmara o Presidente Gilmar Passos abriu um espaço para a Monitora que solicitou fosse permitido aos alunos formalizarem alguns questionamentos aos Vereadores, de forma informal, sobre o funcionamento da Câmara e o papel dos Vereadores eleitos, esclarecendo que a Escola possui na sua Grade Curricular a disciplina de Ciência Política e que seria muito importante que os alunos pudessem ter esse contato com os Vereadores.

Destaque para as participações do Dr. José Moisés Teixeira – Procurador Jurídico que explanou sobre o papel e limites do Vereador enquanto Legislador, fiscalizador e a hierarquia das Leis e também dos Vereadores Gilson Pinto, Rodnei Tolentino, Janio e Samuel que assumiram a atribuição de responder aos questionamentos dos alunos de forma convincente.

A Monitora Angelita ressaltou a importância de ter comparecido com os alunos exatamente numa Sessão em que foi apresentado o Plano Plurianual da Administração Pública, manifestando sua satisfação pelo acolhimento do Presidente da Câmara e da atenção dada pelos Vereadores ao grupo de alunos daquela Instituição de Ensino.

Ao final o Presidente da Câmara agradeceu a presença da Monitora com os alunos da EFASE, parabenizando-a pela iniciativa e convidou a todos para registrar o momento em fotos, fazendo votos de que possam voltar tantas vezes quantas quiserem à Câmara de Vereadores que é a Casa da Cidadania, onde certamente serão bem recebidos.

“Ficamos todos muito felizes e horados ao receber os alunos da EFASE no recinto da Câmara num momento especial onde ocorreu a leitura de um dos Projetos mais importantes da Administração, o PPA – abrangente no tempo de 4 anos e na grandeza dos temas que engloba. Analisaremos com seriedade todas as demandas que integram este documento e aquelas que poderão vir da participação do povo”, disse o Presidente da Câmara, Vereador Gilmar Ferreira Passos.

Após a iniciativa do Vereador Rodnei Tolentino em oferecer a cópia do PPA à Monitora Angelita que havia solicitado o encaminhamento de uma cópia para estudos dos alunos de Ciência Política, todos os Vereadores presentes, num belo gesto, também ofereceram suas cópias aos alunos presentes.